sexta-feira, 14 de agosto de 2009

As cores em "O Vermelho e o Negro", de Stendhal

Tenho a impressão de que muitos leitores de O Vermelho e o Negro nunca chegaram a descobrir a razão deste título. Resolvi falar um pouco sobre isso.
Julian Sorel, protagonista desta obra de Stendhal, media os progressos de sua vida comparando os passos que trilhava com os de Napoleão Bonaparte, seu ídolo inspirador. Possuía até mesmo um retrato de Napoleão ao lado de sua cama. Se o famoso militar francês elevara-se ao posto de general aos dezoito anos, Julian impunha a si mesmo imitar-lhe a grandeza dos feitos e também os prazos com os quais os realizara. Afinal, seu sonho era encarnar o heroísmo e a fama quase mitológica de Napoleão.
Não é preciso observar o quão prepotente era o jovem Sorel. Hoje em dia, nós o encaminharíamos ao terapeuta; e quem leu O Vermelho e o Negro deve se lembrar dos atritos familiares que Julian sofria com freqüência. De qualquer forma, isso tudo não explica o título da obra – o que eu me propus a fazer.
Falemos, então do vermelho. Já há séculos, a cor vermelha tem sido a cor da revolução. Ela representa o conjunto de idéias críticas e inovadoras, muito mais do que simplesmente uma política de esquerda, e que conduz a atitudes pujantes e agressivas (lembrando que o comunismo, pelo menos como nós o conhecemos, não existia naquela época). No tempo a que me refiro, o vermelho era a cor da Revolução Francesa assim como a do Império Napoleônico.
Nos dias em que transcorre esse romance de Stendhal, o Império Napoleônico já havia caído, e a velha instituição monárquica da França (a mesma que tinha vigência antes da Revolução) havia retornado ao poder no país. Ou seja: o tempo dos revolucionários havia passado, e reinava a ideologia conservadora, subordinada à monarquia. Gostar de Napoleão, então, tornou-se de péssimo tom. Quem demonstrasse suas tendências revolucionárias teria sérias dificuldades em manter seus contatos sociais.
E é aí que chegamos no ponto central de O Vermelho e o Negro: a dissimulação de Julian Sorel. A fim de ascender socialmente, o jovem esconde suas verdadeiras idéias sobre a vida a fim de adaptar-se ao meio social. Ele chega a tornar-se padre, recebendo assim as graças e condecorações de seus superiores, ainda que seus ideais fossem inteiramente opostos à vida devota. Utilizando-se dessas táticas, Julian emerge de uma origem pobre e alcança os altos salões da aristocracia francesa. Não irei me dedicar aqui a comentar as suas táticas dissimulatórias com o sexo feminino – pois esse assunto renderia comentários o suficiente para outra postagem.
Assim, se o vermelho é a cor da revolução, dos ideais ousados e obstinados, a cor preta representa o conservadorismo; é a cor da batina – possível símbolo da instituição mais conservadora da História. Julian Sorel é uma contradição, assim como todo cafajeste: ele tem, em si, o vermelho e o negro, nitidamente opostos, mas que convivem por um objetivo maior: o seu triunfo na vida.
Agora, se ele chegou a triunfar... bem, para isso é preciso ler o livro. Não irei estragar o final! Provavelmente, o desfecho de O Vermelho e o Negro é o único momento onde Julian vive, realmente, o seu lado revolucionário – da pior forma possível.
por Paulo Irineu


Links para exemplares à venda de “O Vermelho e o Negro”
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